UEPG vai às urnas para escolher entre Marcelo Bronosky e Sanches Neto
Professores Miguel Sanches Neto e Marcelo Engel Bronosky disputam o cargo de reitor da instituição
Publicado: 14/05/2018, 19:11

Os estudantes, funcionários e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) começam a escolher nesta terça-feira (15) o novo reitor e vice-reitor. A eleição começará pelos polos à distância da Instituição, sediados em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e também no campus avançado de Telêmaco Borba. Ao todo, mais de 16,4 mil pessoas estão aptas a votarem – são cerca de 14.342 mil estudantes, 962 professores e 1117 funcionários com a possibilidade de optar por uma das chapas na disputa.
A chapa número 1 é a ‘Somos UEPG’, comandada pelo professor doutor Miguel Sanches Neto, candidato a reitor, e Everson Krum, candidato a vice-reitor. Sanches Neto fez uma avaliação positiva da campanha pela reitoria. “Acredito que esse período foi bastante favorável a nossa chapa porque nos preparamos para administrar a UEPG de forma democrática e ainda fazer uma coalização da classe política em prol da instituição”, contou o candidato a reitor.
Sanches Neto, que já disputou a eleição pela reitoria em 2014 e ficou em segundo lugar, destacou ainda outras propostas da chapa composta por ele e por Everson Krum, entre elas a criação de uma pró-reitoria estudantil e a busca por “protagonismo político” para a instituição. “Queremos integrar a UEPG com a comunidade, através de um projeto que colocará à disposição da população os profissionais da Universidade. Além disso, queremos lutar pela reposição dos quadros de profissionais da instituição”, contou Sanches Neto.
Já a chapa número três é a ‘UEPG – Transformar é preciso’, encabeçada pelo professor doutor Marcelo Engel Bronosky e tem como candidato a vice-reitor Almir Nabosny. Para Bronosky, a expectativa é de vitória nas urnas. “Participamos de todos os debates propostos pela comunidade universitária, tentamos acessar todos os setores da UEPG e conversar com representantes dos departamentos de ensino”, contou o candidato da chapa.
O candidato a reitor da chapa 3 destaca ainda o esforço do grupo em discutir um “projeto de universidade diferente”. “Temos coragem política de lutar pela universidade como patrimônio público e também de lutar pelo direito da gratuidade do ensino. Queremos levar isso à Reitoria”, destacou Bronosky. O candidato a reitor disse ainda que o desafio da UEPG nos próximos anos será “reconquistar a força política para recuperar os quadros”, contou Marcelo.
Eleição segue até o dia 17
Nesta terça-feira (15), a votação para escolha de reitor e vice-reitor será realizada inicialmente nos polos de ensino à distância e no Campus avançado de Telêmaco Borba, cidade nos Campos Gerais – além do campus EAD de Ponta Grossa. Na quinta-feira (17), a votação será realizada no Campus Central e de Uvaranas. A apuração do resultado acontecerá na noite de quinta em um evento público no Teatro Pax – a chapa vencedora assumirá a reitoria da UEPG em setembro.